Lista oficial de eleitos à Assembleia baiana é esperada com expectativa


Herzem Gusmão (PMDB) espera resultado da Justiça Eleitoral.
Herzem Gusmão (PMDB) espera resultado da Justiça Eleitoral.

È aguardada com muita expectativa no meio político, principalmente entre as lideranças do DEM, do PMDB e do PRP, a definição final da lista de eleitos a deputados, que deverá ser divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apenas no dia 4 de novembro.

O DEM mantém a alegação de que o TRE-BA errou os cálculos e prejudicou a legenda, que elegeu 23 parlamentares, mas teria direito a mais uma vaga, levando à uma cadeira na Assembleia Legislativa o candidato Antônio Elinaldo (DEM).

Elinaldo teve 36.278 votos, mas sua posição na coligação Unidos por uma Bahia Melhor, de 24º, pode cair para a 25ª colocação dentro do grupo caso o candidato Herzem Gusmão (PMDB) apareça na lista a ser divulgada pelo TRE .

Na última semana, Gusmão comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que suspendeu a decisão da corte eleitoral baiana de negar o registro da sua candidatura. Ele obteve 40.876 votos nas eleições.

O peemedebista responde a processos por uso indevidos dos meios de comunicação nas eleições de 2012, quando disputou para ser prefeito de Vitória da Conquista. A ação pediu a cassação dos seus direitos políticos por oito anos, impugnando o registro de sua candidatura neste ano.

Caso a decisão do TSE seja mantida, o candidato, que é radialista e exerce a profissão desde 1968, poderá assumir uma cadeira na Assembleia e elevará o número de deputados da coligação Unidos Por uma Bahia Melhor de 23 para 24 eleitos. LEIA MAIS NO TRIBUNA DA BAHIA