Portaria reduzirá veículos em pátios de delegacias


Reunião contou com os diretores e delegados dos departamentos de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e de Narcóticos, além de representantes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio.
Reunião contou com os diretores e delegados de vários departamentos.

Diminuir o acúmulo de veículos apreendidos ou recuperados nos pátios e entornos de delegacias em todo o estado é o objetivo da portaria nº669, da Secretaria da Segurança Pública, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 25 de setembro de 2014. Para explicar e debater sobre os novos procedimentos, o corregedor-geral da SSP, Nélson Gaspar, se reuniu nesta quinta-feira (9) com os diretores e delegados dos departamentos de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e de Narcóticos, além de representantes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio.

No encontro, ocorrido no auditório do DHPP, Gaspar ressaltou a necessidade de padronizar o processo de apreensão e liberação de veículos, para que as unidades policiais não fiquem abarrotadas de automóveis. “As delegacias não vão mais servir como depósito de carros recuperados ou apreendidos. O nosso objetivo é unificar o trâmite e encaminhar os veículos para as instituições responsáveis, ou devolver o bem para o próprio”, explicou o corregedor-geral.

A portaria determina quais documentos são necessários para que os proprietários ou as seguradoras retirem os automóveis e permite que a polícia encaminhe o bem, após 90 dias de espera, para leilão.  “A iniciativa, determinada pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, foi pensada durante dois anos por um grupo de trabalho do qual fiz parte. Essa medida vai amenizar a situação de delegacias da capital, região metropolitana e do interior que, em algumas situações, representam um risco à saúde dos nossos servidores e da população”, afirmou Gaspar.