Prefeito de Itacaré tem bens bloqueados pela Justiça Federal


Jarbas Barbosa
Jarbas Barbosa

O prefeito de Itacaré-Ba, Jarbas Barbosa,  e mais quatros pessoas e duas empresas, todos réus em Ação Civil de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal, tiveram o bloqueio dos seus bens determinado pela Juíza Karine Costa Carlos Rhem da Silva, da Vara da Justiça Federal de Ilhéus.

A ação versa sobre supostas fraudes em licitações realizadas pelo prefeito por seu irmão Gabriel Mota Barros Filho, com favorecimento para as empresas Volpini Construções Servicos Gerais Ltda-Me, S.V. Construtora Ltda. Também são réus na ação os sócios das empresas: Marconi Queiroz Vasconcelos (administrador da S.V.) e Onias Bentos da Silva Neto (administrador da Volpini).

A ação é resultado de auditoria realizada pela CGU, Controladoria Geral da União, no ano de 2005 que constatou as irregularidades acionando o Ministério Público Federal, que promoveu a ação. O valor total do bloqueio de bens do prefeito e dos outros réus é de R$ 717.248,76. O processo pode ser consultado livremente no site da Justiça Federal no link: http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/index.php?secao=ILS.

O prefeito possui outras ações de improbidade administrativa na Justiça Federal, somente no ano de 2014 são três novas.