Neto matou avó para pagar dívida de drogas


13959Uma dívida com traficantes que atuam no bairro de Castelo Branco foi o motivo apresentado pelo usuário de drogas Eduardo Romário dos Santos, o “Dudinha”, de 28 anos, para atacar a avó, que se recusou a lhe entregar uma TV e um DVD, que seriam utilizados como moeda. O homicida foi capturado, nesta segunda-feira (4), por policiais da 47ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Pau da Lima), que evitaram seu linchamento por vizinhos da anciã, naquela localidade.

“Dudinha” voltou ao local do crime e procurou um pai de santo, que o denunciou à polícia. Apresentado à imprensa, na manhã desta terça-feira (5), no auditório do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba, o garçom e auxiliar de serviços gerais confessou ter esfaqueado Vanda Margarida dos Santos, de 79 anos por diversas vezes no pescoço, tórax e abdômen.

A casa onde ocorreu o crime pertencia à mãe de Eduardo, mas a avó a frequentava, durante a semana, para cuidar de outro neto, de 10 anos. Quando a idosa percebeu as intenções de Eduardo começou a gritar, sendo envolvida em uma luta corporal. No DHPP, ele disse que não tinha a intenção de matar a avó, mas depois que a feriu no pescoço, decidiu não deixá-la viva, para evitar que fosse denunciado.

Segundo a delegada Jamila Cidade, titular em exercício da 2ªDH/Central, Eduardo fugiu do local levando o televisor, o DVD, um receptor de TV a cabo e R$ 15 em dinheiro. Há dois meses, ele já havia invadido a casa da irmã, em Cosme de Farias, e da mãe, em Castelo Branco, onde matou a avó, para conseguir dinheiro, levando R$ 4 mil, no total.
Depois do homicídio, Eduardo foi à casa de um amigo, em Itapuã, e quando soube que estava sendo procurado escondeu-se num barraco abandonado, em Cajazeiras II. Sem histórico de violência, “Dudinha” mostrou arrependimento durante o depoimento. Ele já está no Complexo Penitenciário da Mata Escura.