“Redução da maioridade não é a solução para reduzir a criminalidade”, afirma o candidato a deputado estadual, Dr. Cosme Araújo


Cosme e Ubiraci
Ubiraci e Cosme

Criminalista há 30 anos e um dos mais conceituados do estado da Bahia, vereador na cidade de Ilhéus e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça, o advogado Cosme Araújo concorda com alguns doutrinadores na manutenção da maioridade penal aos 18 anos, todavia, antes de qualquer estudo na mudança na legislação, é preciso que se crie políticas públicas para a juventude e escola integral para a pré-adolescência. “Vivemos uma realidade totalmente diferente de outros países e, infelizmente o sistema prisional brasileira não recupera ninguém e, a droga e a ociosidade tem sido um diferencial que vem manipulando a juventude” pontua.

Um dos projetos do candidato a deputado estadual pelo PDT, Cosme Araújo, é constituir parcerias tripartite entre a união, o estado e os municípios baianos, na busca incessante de conter a violência na Bahia, especialmente trabalhando fortemente contra o narcotráfico, o comércio subsidiário das drogas, evitando assim o recrutamento de menores para este tipo de comércio ilícito.

O número de assassinatos na Bahia voltou a subir assustadoramente pelo terceiro ano consecutivo e, é preciso conter esse avanço. “Temos projetos para reaparelhamento das policias, qualificação e maior remuneração dos policiais e estabelecer metas de tolerância zero. Infelizmente a sociedade vive aquartelada diante do grau de temeridade que assola a maioria das cidades baianas”, salienta Cosme Araújo.

Outra solução para diminuir a violência, segundo Cosme Araújo, é monitoramento via câmeras em todas as grandes cidades, como forma de conter pequenos crimes e até mesmo diminuir a prostituição na via pública, o que é uma realidade entre adolescentes.

Ainda segundo Cosme Araújo, dentro de suas metas na Assembleia Legislativa, se eleito, será criar mecanismos e unidade de trabalho coletivo entre as secretarias de educação, ação social e secretárias de justiça e Secretaria de Segurança, no sentido de melhorar e aumentar a eficiência do serviço público.

No campo social o candidato a deputado, Cosme Araújo, vai propor na ALBA, mais investimentos sociais nos cidades com maiores índices de violência, com foco em controle de natalidade, geração de empregos, moradia, educação em tempo integral e incentivo ao esporte.

A partir desta 4ª feira, 23, o candidato Cosme Araújo intensifica sua caminhada rumo a algumas cidades do Território Baixo Sul, a exemplo de Gandu, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães, onde buscará apoio à sua candidatura, especialmente com os agricultores, famílias assentadas e comunidades quilombolas.

*Matéria da assessoria do vereador e candidato a deputado estadual, Cosme Araújo.