A secretaria de Saúde de Ilhéus mantém um contrato para fornecimento de quentinhas, que assusta pelo tamanho, valor e principalmente pela grande saída do referido produto.
Segundo extrato do Diário Oficial, o contrato n.º 06/2014 com a empresa “Maria Rosa dos Santos ME”, tem como objetivo fornecer mais de 60 mil quentinhas, no período de 12 meses (2014 a 2015). O valor chega a R$ 780.000,00 (setecentos e oitenta mil reais), ao preço de R$ 13 a unidade.
Segundo dados da secretaria, no mês de março, só o SAMU pegou 805 (oitocentos e cinco) quentinhas. No mês de maio, um dos pagamentos refere-se à aquisição de 70 (setenta) quentinhas para o evento Fobong, realizado pelo setor de DST/AIDS. Também há relatos de uma grande quantidade de quentinhas sendo fornecidas ao programa de alta e média complexidade.
O que chama a atenção, é que o valor pode ultrapassar mais de um R$ 1 milhão, em contrato só de quentinhas, se colocarmos que, durante um período do ano de 2013, a secretaria de Saúde usou o contrato pregão presencial Nº 005/2012, da gestão do ex-prefeito Newton Lima.
O Blog Agravo fez um levantamento, incluindo os meses de março de 2013 à maio de 2014, e constatamos que a prefeitura teve um gasto, com pagamento já efetuado, de pouco mais de R$ 216 mil. Só nos quatro primeiros meses do ano de 2014, no novo contrato, foram gastos quase R$ 70 mil em quentinhas.
Outra questão é o preço unitário do contrato, já que basta uma pesquisa rápida para que possamos encontrar quentinhas de boa qualidade pelo preço unitário de R$ 10,00.
Para uma secretaria que vem sendo cobrada por falta de remédios e com postos de saúde fechados, o gasto com quentinhas coloca em dúvida se existem mesmo tantas bocas para alimentar.
Com a palavra a secretaria de Saúde e o prefeito Jabes Ribeiro.
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