Com o objetivo de aumentar e melhorar o atendimento nas unidades de saúde do município, a partir de março, a Secretaria da Saúde de Itabuna vai reforçar as equipes com dois médicos e seis enfermeiros oriundos do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde. Os profissionais serão encaminhados para as unidades que estão com déficit no atendimento médico, a exemplo da Unidade de Saúde Simão Fitterman, no bairro São Pedro.
A diretora do Núcleo de Planejamento da Secretaria da Saúde, Luciana Pinheiro, explica que os médicos e enfermeiros mantêm contrato de 12 meses e serão supervisionados por uma instituição de ensino, participando de um curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional dedicará 32 horas para as atividades práticas nas unidades de saúde e 8 horas no curso de especialização.
Na semana passada, o secretário Plínio Adry já havia informado que o atendimento médico em dez outras unidades já havia sido regularizado. Cinco que estavam sem médicos passaram a ter e outras cinco tiveram o número de profissionais ampliado. As unidades que passaram a contar com médicos são: Candido Pereira, no bairro Maria Pinheiro; Mário Peixoto, no Jorge Amado; João Monteiro, no Pedro Jerônimo; Ubaldo Dantas, no Nova Ferradas; e Elson Duarte, no Urbis IV. Todas voltaram a contar com o atendimento de um médico clínico geral.
Já as unidades básicas de saúde que tiveram o atendimento ampliado foram Lavínia Magalhães, no Conceição, que recebeu dois médicos clínicos gerais; José Edites, no São Caetano, que conta com um clínico e um pediatra; Isolina Guimarães, no Zildolândia, que recebeu mais um clínico; e a Lourdes Alves, no Sarinha, que passou a contar pediatra.
Deixe seu comentário