Ilhéus: Barra do Itaípe é esquecida pelo poder público.


A beleza do local é prejudicada pelo descaso
Praia da Boca da Barra, mostra suas belezas, mesmo abandonada pelo poder público.

O ilheense tem mania de dizer que a sua cidade é uma mulher muito bonita, porém, mal tratada e mal vestida. É pura verdade!

Deus foi generoso com Ilhéus, que mesmo sem ter planejamento turístico nos últimos 25 anos e sofrendo com governos incompetentes, recebe milhares de turistas que chegam para conhecer suas praias, suas vistas panorâmicas de tirar o fôlego e principalmente sua história.

O blog Agravo foi convidado por um morador da Barra do Itaípe, caminho para as belas praias do litoral norte do município, para mostrar o descaso da prefeitura e da Embasa, com um dos lugares mais bonitos da orla local, que muitos ilheenses não conhecem: A praia da boca da Barra, próxima à praia do Marciano.

Na av. Ubaitava, os moradores nos mostraram três córregos, sendo um de água pluvial de responsabilidade da prefeitura, e os outros dois de esgoto. Os três, além de obstruídos, estão acumulando água, causando um grande problema com pernilongos, podendo desencadear uma verdadeira epidemia de dengue. Segundo moradores, a rede pluvial vem sendo usada indevidamente como rede de esgoto por alguns moradores.

Os dois esgotos desbocam na praia da boca da Barra. Ou seja, um grave crime ambiental cometido pela Embasa.

O local, que tem uma beleza ímpar, é bastante frequentado por moradores da localidade e de regiões circunvizinhas, porém, não tem nenhuma infraestrutura pública, apesar de estar incluso no projeto Orla, que projeta ligar a av. Litorânea Norte, praia do Malhado e praia do Marciano, até as proximidades da passarela do São Miguel, com pistas beirando a praia e infraestrutura com iluminação, quiosques, quadras e campos de futebol.

Mas o que vemos hoje é o crescimento da invasão do Cominho, que por enquanto ainda não alcançou a área mais bela, mas, devido os olhos tapados do poder municipal, logo ocupará. Presença recorrente das páginas policiais na mídia, a invasão do cominho e da av. Ubaitaba, carecem de um trabalho de urbanização e humanização.

Na orla, vimos apenas uma cabana de palha de coqueiros, que é usado a noite pelos usuários de drogas, colocando em risco famílias que tem o fundo de suas residências voltadas para o local.

Segundo um morador, há muitos anos o poder público abandonou a Barra do Itaípe, apontando para um matagal enorme e mostrando a sujeira da praia.

O que chama atenção é que há mais de 20 anos o local vem sendo invadido. Apesar do alerta de alguns ambientalistas, a prefeitura de Ilhéus não toma nenhuma providência.

“Logo ali, há mais ou menos 1 km, fica a residência do prefeito Jabes Ribeiro”, lembra o morador, que mantém a esperança de que o prefeito, sendo morador da localidade, um dia possa olhar com carinho para a Barra do Itaípe.

Vale salientar que grandes investimentos, como o do Porto sul, ficam há poucos quilômetros dali.

O Blog Agravo, em setembro de 2013, também denunciou a situação caótica das praias do norte. (Clique aqui para ler), com total descaso do poder público.

Até quando Ilhéus vai continuar comparada a uma bela, porém, mal tratada mulher ?

Veja as fotos :