Em nota a imprensa, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou nesta sexta-feira (14), a dragagem de manutenção no Porto de Ilhéus, licenciada pelo IBAMA para retirada de 160.000m³ de sedimentos que serão dispostos em área do aterro hidráulico do próprio Porto.
Segundo a Codeba, a necessidade da dragagem de manutenção justifica-se pelo deslocamento de sedimentos de sul para norte nesta região de Ilhéus, sul da Bahia, que causa o acúmulo de sedimentos na área do Porto. Em função disso é necessária a realização de dragagens periódicas, para manter as profundidades de projeto do leito marinho do Porto.
A área a ser dragada compreende o canal de acesso ao porto, bacia de evolução e berços de atracação e tem por objetivo alcançar a profundidade original, em torno de 10 metros.
Desta forma, vai melhorar a acessibilidade das embarcações do Porto e ampliar a capacidade de carga dos navios, além de dar maior segurança à navegação.
Ela será executada pela Ster Engenharia Ltda, com recursos próprios da ordem de R$5 milhões, e sua conclusão está prevista para o mês de abril.
Deixe seu comentário