Morte de ex-líder de assentamento provoca protesto em Buerarema


buerarema

Manifestantes destruiram parte da ponte na BR 101, km 526. Imagem da TV Santa Cruz.

A morte do morador e ex-líder de uma comunidade de agricultores na divisa de Una e Ilhéus, povoado de Vila Brasil, provoca uma longa e tensa manifestação no km 526 da BR-101, na manhã desta terça-feira (11), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o inspetor Marcos Vinícius Rodrigues, que é chefe do posto regional, cerca de 300 pessoas destruíram com marretas parte de uma ponte localizada no trecho do protesto, que fica no município de Buerarema, a 52 quilômetros de Una.

Rodrigues relata que a entrada e saída de veículos no município foram interditadas até cinco quilômetros de antes dos acessos, a fim de evitar a depedração dos automóveis. Além da destruição de parte da ponte, segundo a PRF, os manifestantes cortaram árvores e queimaram pneus e madeiras ao longo da rodovia. Não há previsão para o fim do protesto.

“O clima é tenso na região. O comércio está fechado e os produtores rurais foram para a pista. Agentes da PRF, Polícia Federal, Polícia Militar e Força Nacional foram encaminhados para o local”, conta Rodrigues.

A esposa da vítima, Elisângela Oliveira, relatou que estava em casa com o marido e a filha de 17 anos, por volta das 21h, quando quatro homens armados invadiram a residência e disparam vários tiros contra Juraci dos Santos Santana, de 44 anos. Lembrando os momentos de terror, Elisângela relata que os suspeitos arrancaram a orelha do marido depois que ele estava morto.

A família aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

Parte das informações são da Tv Santa Cruz.