Dilma retira PF e região pode explodir


ForçanacionabueraremaO vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Alfredo Falcão, disse que os agricultores se sentiram enganados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O desabafo do produtor ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, foi feito na segunda à tarde, dias depois do governo Dilma autorizar a Força Nacional a desmontar sua base de pacificação em Buerarema.

 A base foi um dos compromissos do ministro José Eduardo Cardozo para garantir as reintegrações de mais de 70 fazendas invadidas por supostos índios tupinambás com armas e violência.

As propriedades ficam numa área de 47 mil hectares entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. A base foi montada na Fazenda São José, na região de acesso à Serra do Padeiro.

 Assim que a base foi retirada, os supostos tupinambás invadiram a propriedade e outras três fazendas. Todas elas haviam sido reintegradas na semana passada pela Polícia Federal e a Força Nacional.

 Alfredo Falcão diz que o clima é de tensão e temor entre agricultores. Existe o medo de que a disputa se transforme em guerra civil, já que o governo abandonou os produtores à própria sorte, diante de “índios” violentos.

 Diante da retirada da Força Nacional, muitos produtores procuram maneiras de resistir armados às invasões e até formar milícias para retomar as fazendas invadidas.