O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, ao lado de dirigentes do PT de Ilhéus, participou nesta segunda-feira, 13, da solenidade de assinatura da autorização para início das obras de dragagem do Porto de Ilhéus.
O contrato das obras do Porto de Ilhéus foi assinado pelo presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, cujo órgão é o responsável pela sua execução.
O evento foi presidido pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense.
O aumento do calado vai beneficiar principalmente o transporte de cargas, fundamental para a economia da região, com investimentos globais de R$3,442 milhões, provenientes de recursos próprios da Codeba.
Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que atualmente é de 8,20 metros, voltará para a sua profundidade original, de 10 metros, permitindo a atracação de navios de até 40 mil toneladas, o dobro da capacidade atual.
A assinatura do contrato para a dragagem do Porto de Ilhéus acontece uma semana após o governador Jaques Wagner e o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, terem assinado o contrato para as obras do Porto Sul, que terá dois terminais, também em Ilhéus.
Conforme avalia Josias Gomes, “as obras do Porto de Ilhéus, e, ainda, os encaminhamentos que vêm sendo dados às obras do Porto Sul, tornam evidente o compromisso do governador Jaques Wagner para com Ilhéus, tendo em vista a importância econômica dessas obras”.
Segundo a professora Carmelita, liderança importante do PT de Ilhéus, “investir no sistema portuário de Ilhéus é apostar cada vez mais na vocação de nossa cidade para o crescimento e o progresso tanto econômico quanto social da nossa gente”.
Deixe seu comentário