O número de idosos atendidos pela Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado (Planserv) cresceu 35% nos últimos sete anos, passando de 78 mil para 106 mil beneficiários com idade acima de 59 anos, conforme levantamento realizado em agosto de 2013. Atualmente, o grupo de idosos representa 23% do total de usuários, configurando a maior carteira de beneficiários.
Na véspera do Dia do Idoso – celebrado em 1º de outubro -, o Planserv também destaca informação do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), dando conta que, em decorrência da maior expectativa de vida, a quantidade de brasileiros idosos deve quadruplicar até 2060.
É com base nessa tendência de envelhecimento acelerado da população, aliada às informações de seu banco de dados, que o plano de saúde projeta ter, pelo menos, 170 mil beneficiários idosos daqui a dez anos. Para estimar o dado, foi considerada a média do aumento anual de beneficiários idosos, entre 2006 e 2012, em torno de 4%.
Predominância de mulheres
Segundo a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, “a projeção de quantos idosos teremos nos permite visualizar o futuro, redirecionarmos investimentos para melhoria da assistência e já pensarmos em ações e estratégias para mantê-la equilibrada financeiramente”.
De acordo ainda com o Planserv, as idosas utilizam mais a assistência em comparação aos idosos, com predominância de mulheres da faixa etária dos 70 aos 79 anos (81,86%), seguida do grupo entre 60 e 69 anos (81,47%) e de 80 aos 89 anos (78,54%). Para a assistência aos idosos, o Planserv representa segurança, já que o avanço da idade não altera o valor da contribuição como ocorre nos planos privados de saúde.
Deixe seu comentário