No dia 03 de setembro, o vereador Fabio Magal emitiu o requerimento de número 160 à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus. Magal fez um pedido para que a Secretaria da Fazenda do Município (gerida por Marco Antônio Carmo) forneça informações sobre os repasses de pagamentos aos bancos que concederam empréstimos consignados aos servidores da Prefeitura de Ilhéus.
Segundo Magal, há um grave problema. Os servidores reclamam que, apesar de sofrerem o desconto em seus vencimentos, as instituições bancárias lhes cobram o pagamento das parcelas. Os bancos alegam que o governo municipal não está repassando as quantias mensais de quitação dos empréstimos.
Os nomes desses trabalhadores foram parar no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O dano material é grande. O abalo moral de ter o nome sujo na praça é ainda maior.
Os bancos concederam os empréstimos consignados aos servidores municipais com a garantia de que a Prefeitura descontaria as parcelas na folha de pagamento e repassaria às instituições financeiras.
Diante do impasse, Fabio Magal questiona. Primeiro, a Prefeitura de Ilhéus está repassando regularmente (aos bancos) os valores descontados dos salários dos servidores? Segundo, se o governo está repassando os valores aos bancos, o que leva as instituições financeiras a cobrar os servidores diretamente, alegando que não receberam o repasse da Prefeitura? Por fim, se o repasse não está sendo realizado regularmente, isso se dá por qual motivo?
O vereador Fabio Magal reforçou seu pedido: “peço que as informações sejam enviadas a esta Casa de Leis, para que assim possamos entender por completo esse processo”.
Deixe seu comentário