Obra de eletrificação vai beneficiar centenas de famílias de agricultores em Maraú


Foto: Imprensa SEAGRI“Ações como esta mudam a vida no campo, e garantem a fixação dos agricultores em suas terras, com sustentabilidade, impedindo o êxodo rural que causa os problemas dos inchaços das grandes cidades”, avaliou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, comemorando a informação do presidente da Coelba, Moisés Sales, de que a obra de eletrificação pelo programa Luz Para Todos de 216 casas no povoado rural do Minério, município de Maraú, será retomada. Esta é uma das maiores obras do programa no Estado, e prevê a implantação de 600 postes na linha, beneficiando centenas de famílias de agricultores.

A notícia foi dada pelo presidente da Coelba, durante audiência com o secretário Eduardo Salles e com a prefeita de Maraú, Maria das Graças Viana, com o objetivo de solicitar a agilização da obra. Moisés Sales explicou que os trabalhos foram paralisados por causa de problemas com a empresa executora, mas garantiu que, juntamente com sua equipe de diretoria e gerência regional, fará a seleção de nova empresa até o final de setembro. Segundo ele, se a nova empresa selecionada já atuar no Estado a obra se inicia imediatamente. Caso seja de outro estado, haverá necessidade de um período de mobilização. A previsão de conclusão final da obra, e consequente ligação da energia para as centenas de famílias do povoado rural do Minério, será de três meses a partir da retomada dos trabalhos.

Durante a audiência agendada pelo secretário Eduardo Salles, ele e a prefeita solicitaram que as casas destes agricultores já tenham a ligação na tarifa social, que permite descontos de até 65%, e a possibilidade de troca de geladeira. A gestora de atendimento da Coelba, Adriana Teodorio, que também participou do encontro, comprometeu-se a, juntamente com o secretario de ação social de Maraú, fazer o recadastramento da população mais carente visando a inclusão na tarifa social.