Por Jamesson Araújo
Deputado estadual Augusto Castro e João Gualberto ( Foto Ed. Ferreira )
Até então um ilustre desconhecido fora da Região Metropolitana de Salvador, o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), vem caminhando nos quatros cantos da Bahia, tentando alavancar sua pré-candidatura ao governo da Bahia.
O PSDB teria, obviamente, nomes com maior peso político, mas o nome de João Gualberto não foi escolhido em vão, e sim pautada em suas duas administrações à frente da cidade de Mata de São João.
Empresário do ramos de produtos de limpeza, viu na sua vontade de ser prefeito, a mudança radical na vida da população do citado município.
A cidade de Mata de São João tem uma população estimada em 2012 de 41.527 habitantes. O município faz parte da Grande Salvador, e une a simplicidade dos vilarejos baianos com a sofisticação de algumas das maiores redes de hotéis do mundo.
Em 2004, João Gualberto assumiu uma cidade que não tinha hospital, e cuja arrecadação era de 27 milhões ao ano. O município enfrentava problemas rotineiros das cidades brasileiras, a exemplo da falta de escolas, postos de saúde e falta de saneamento básico.
“Se o prefeito ficar lamentando e não reverter a situação de uma prefeitura com dificuldades financeiras, ele não é competente”, com essa frase, João Gualberto recebeu junto com alguns membros do PSDB baiano e local, vereadores e parte da imprensa na noite de ontem, em um restaurante em Ilhéus.
Antes da apresentação de João Gualberto feita pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB), tínhamos uma visão política de que o PSDB estava blefando com um nome desconhecido, e sem expressão política. Depois da apresentação, saímos de lá com uma visão de que o PSDB acredita, e tem motivos para acreditar, em um nome leve, carismático, que vem de uma grande administração que falta a muitas cidades de grande porte, e principalmente ao governo do estado.
Quando prefeito de Mata de São João, Gualberto herdou uma prefeitura muito mal administrada, estudou o município e o comparou a outras cidades do mesmo perfil turístico. “Quando assumimos aumentamos os impostos, já que o IPTU era muito baixo e tivemos a conclusão de que iríamos aumentar muito em 700 %. Lembro que 22 % não pagavam o IPTU eram isentos, hoje 60% não paga IPTU, ou seja, pobre não paga IPTU, e começamos a cobrar dos hotéis e área de praia, que não pagavam IPTU. Tivemos um pouco de resistência, mas quando começamos a mostrar o trabalho, melhorar a iluminação, pavimentar a Praia do Forte toda no segundo ano. No terceiro ano ninguém falava mais em aumento de IPTU. De ISS, é a mesma coisa, em 2004 arrecadamos 27 milhões, já em 2012 vamos recolher 120 milhões, foi uma diferença muito grande”.
Em 2006 e 2011, a prefeitura de Mata de São João conseguiu entregar doze escolas municipais, ginásio poliesportivo, seis quadras poliesportiva, postos de saúde, hospital municipal, pavimentação de toda área central da cidade, construção do belo Parque da Cidade, e várias outras praças e obras. (Clique aqui para conhecer todas as obras)
João Gualberto ainda é um desconhecido político, mas pela sua gestão à frente da prefeitura de Mata de São João, merece ser conhecido pelos baianos, e o PSDB baiano, escolheu o que tem de melhor em seu quadro para servir de exemplo em como governar a Bahia.
Deixe seu comentário