Na véspera de completar 103 anos de emancipação, o município de Itabuna recebeu cerca de R$1,5 milhão em investimentos para a área de Saúde. Os recursos foram aplicados na aquisição de mobiliário e equipamentos para unidades básicas de saúde e também para o Hospital de Base, que teve a sua emergência reinaugurada neste sábado (27). O espaço foi completamente recuperado e voltará a receber os pacientes que estavam sendo atendidos em um local provisório no hospital.
Ao todo foram 531 equipamentos, dentre eles, aparelhos de raio-x odontológicos, cadeiras odontológicas, camas hospitalares, aparelhos de anestesia e ventiladores pulmonares. “O Hospital de Base é uma unidade de referência, o mais importante da região Sul da Bahia, e por isso estamos trabalhando em parceria com o município na recuperação deste importante serviço de saúde”, declarou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, durante a solenidade.
O Hospital de Base atende cerca de 350 pessoas por dia, sendo referência em média e alta complexidade para pacientes de 122 municípios. A unidade tem 168 leitos. “A mudança não abrange apenas o espaço físico, afinal reflete na qualidade do serviço prestado à população”, disse o diretor do Hospital de Base, o médico Paulo Bicalho.
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reforçou a ideia do trabalho em parceria das gestões estadual e municipal para o reforço no avanço da área de saúde. “Trabalhando conjuntamente, estamos conseguindo levar mais serviços à população”, afirmou o prefeito.
Mutirão de Saúde
Também como parte das comemorações dos 103 anos de Itabuna, foi realizado, neste sábado (27), um mutirão de Saúde no Espaço Cultural Josué Brandão na Câmara de Vereadores. Uma das itabunenses que aproveitaram o evento foi Maria Lima Nunes. “Aproveitei o mutirão para aferir a pressão, fazer alguns exames, ter orientação sobre alimentação e saber como posso eliminar focos do mosquito causador da dengue”, disse Maria Lima Nunes.
No mutirão foram disponibilizados atendimentos odontológicos na carreta da organização não-governamental Voluntários do Sertão, teste de glicemia Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma, além de orientações sobre DSTs e doação de órgãos.
“É um presente que a saúde está dando a Itabuna, facilitando o acesso da população a alguns serviços. Com o mutirão conseguimos também dar um melhor fluxo a alguns procedimentos que estavam represados na rede” falou o secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo.
Secom Governo da Bahia
Deixe seu comentário