O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu nesta terça-feira representantes de mais de 20 movimentos sociais para debater melhorias no transporte público no município. Acompanhado de secretários municipais, Vane ouviu as reinvindicações e apresentou uma lista de medidas que estão sendo adotadas pelo governo que vão impactar positivamente nos serviços prestados à população.
O prefeito classificou as cobranças como justas e o encontro como um momento histórico na luta pela melhoria do transporte público em Itabuna. Ele lembrou que desde o início do ano as empresas de ônibus vêm cobrando reajuste de passagem, mas não concedeu porque não poderia prejudicar a população. Vane afirmou que o governo está cobrando o cumprimento de horário, a compra de ônibus novos e o aumento do número de veículos para atender bairros como Maria Pinheiro, São Roque e Santa Inês.
O prefeito destacou que problemas gerados há mais de 20 anos não podem ser resolvidos em um passe de mágica, mas que o governo municipal já encontrou soluções para muitos deles e, que em parceria com a população, vai resolver outros. Uma das medidas anunciadas para melhorar o serviço de transporte público é a implantação da estação de transbordo, que possibilitará a redução, pela metade, do tempo de espera nos pontos de ônibus, além de reduzir o gasto com passagem. O projeto foi apresentado para os representantes dos movimentos sociais e deve ser implantada no Centro Comercial de Itabuna, perto do terminal rodoviário.
Gratuidade
Vane afirmou que o governo está analisando as planilhas das empresas e que o governo vai estudar o que está levando tanta gente a ser beneficiada com a gratuidade, encarecendo a tarifa para o conjunto da população. Em abril, por exemplo, mais de 500 mil pessoas viajaram sem pagar. “Estamos investigando o que está acontecendo. O certo é que os serviços não vão continuar ruins e população não pode ser penalizada” disse.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, o município está adotando medidas para melhorar a mobilidade urbana e o serviço de transporte público. Entre as ações adotadas estão a criação de ciclovias no centro de Itabuna (avenidas Amélia Amado, Inácio Tosta Filho e Ilhéus), sinalização das vias públicas, troca do sistema de semáforo e aumento da fiscalização para o cumprimento dos horários pelas empresas de ônibus.
Os representantes dos movimentos sociais elogiaram as medidas anunciadas e comprometeram-se a colaborar com o governo municipal para a melhoria nos serviços. Eles mais uma vez disseram que os serviços são muito ruins, que a tarifa não pode ser reajustada e devem ser realizadas auditorias nas contas das empresas. O governo respondeu que isso já está sendo feito. Participaram da reunião com o prefeito Vane representantes de mais 20 movimentos sociais e os vereadores Jairo Araújo, Saldado Valéria, Pastor Francisco e Cesar Brandão.
Deixe seu comentário