Do Política Livre
O deputado Jutahy Junior criticou nesta terça-feira a inércia do governo da Bahia em iniciar as obras de construção do Porto Sul, em Ilhéus, que será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do governo federal. O tucano destaca que o Ibama concedeu a licença para a implantação do projeto em novembro de 2012 e até agora nada foi feito. “Enquanto a Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem as obras retomadas, o Porto Sul não consegue sair do papel. O que está ocorrendo é desperdício com o dinheiro público”, afirmou. Ele informa que matéria publicada no jornal “Valor Econômico” diz que auditoria do Tribunal de Contas da União apontou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2 bilhões por falta de planejamento e falhas na execução de dois megaprojetos de infraestrutura na Bahia: a ferrovia e o complexo portuário.
Jutahy Junior alerta que a previsão é que a Oeste-Leste fique pronta e o Porto Sul continue ameaçado. “A ferrovia deverá ficar pronta em dezembro de 2015, antes da conclusão prevista do Complexo Porto Sul, em junho de 2016, e ficará todo esse tempo sem utilização ou com nível de operação desprezível. Imagine, uma ferrovia pronta sem porto concluído. Dinheiro jogado fora”, condenou.
O deputado lembra que o Porto Sul é um novo horizonte de desenvolvimento socioeconômico para a Bahia, com investimento de R$ 3,5 bilhões e geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Ele lembra que a Bahia Mineração deve receber do governo baiano o contrato de concessão da área onde a empresa construirá uma ponte de acesso ao porto com um custo estimado em mais de R$ 1 bilhão. Segundo Jutahy Júnior, muitos jovens já receberam treinamento, mas até agora não tiveram a chance de aplicar o aprendizado. A estimativa é que a movimentação anual no complexo portuário em Ilhéus seja de 75 milhões de toneladas de grãos, minérios de ferro e carvão, siderurgia, etanol, fertilizantes e algodão.
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