Universidade Federal do Sul da Bahia começa a funcionar em 2014, anuncia governo


ufsulba

O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (5) a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), que será implantada no extremo sul, na Costa do Descobrimento, área que inclui a cidade de Porto Seguro, e no Litoral Sul. Cerca de 14 mil estudantes serão contemplados na nova instituição a partir de 2014, ano em que serão iniciados os cursos de bacharelado e licenciatura interdisciplinares.

O projeto da universidade é dividido em três ciclos. Na segunda etapa, a UFSBA contará com cursos de graduação nas engenharias, bacharelados em artes, bacharelados profissionais e módulos profissionais.

A última etapa deve ser encerrada em 2020, quando a unidade deve alcançar a capacidade total de estudantes, cuja expectativa é de 18 mil, que estarão distribuídos em 57 cursos de graduação e 38 de pós-graduação, com mestrados e doutorados.

O presidente da comissão de implantação é Naomar Almeida, que informou que a execução da obra ainda depende da aprovação do projeto de lei, cuja previsão para a votação é em abril deste ano.

Em outubro de 2011, a presidente Dilma também anunciou a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, além da situada na região sul do estado.