O simbolismo do fogo


fogocacau

Hoje, sem sombras de dúvidas, a imagem das amêndoas de cacau ardendo em labaredas chamou a atenção da população da região. O acontecimento sucedeu-se durante protesto de agricultores no porto do Malhado, contra as importações de cacau destinadas para uma região que outrora foi a maior produtora do planeta da matéria prima do chocolate.

A imagem foi altamente simbólica.

Vejamos, o fogo, em algumas civilizações antigas, significa transformação. Algo sob o efeito das chamas, jamais será a mesma coisa. Inconscientemente, os produtores desejam piamente isso, que a situação vivida por eles mude. Mudança essa que o fogo ajuda a provocar em tudo aquilo que tem contato.

Nos cultos afro-brasileiros o elemento fogo é ligado à Xangô. Orixá da Justiça e que não dá descanso aos que mentem e que cometem crimes. Ele também estava ali presente, talvez simbolicamente na figura do africano já sem vida, que se arriscou atravessar o oceano para conseguir ganhar dinheiro e ter melhores condições de vida. Dinheiro que inclusive estava sendo queimado indiretamente através das amêndoas de cacau.

São os simbolismos que permeiam as entrelinhas do nosso cotidiano…