As obras de recuperação e revitalização das centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e Hernani Sá, em Ilhéus, vão finalmente sair do papel. A informação é da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que entrou em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) cobrando mais agilidade na realização dos serviços, considerando a situação de abandono e as péssimas condições de estrutura das duas principais feiras livres da cidade. A recuperação das centrais de abastecimento faz parte de uma reivindicação da deputada Ângela Sousa feito desde o ano 2008, no início do seu primeiro mandato, através de indicações e emendas ao orçamento apresentadas na Assembleia Legislativa da Bahia, atendendo a um apelo de comerciantes e consumidores.
Em 2008 a deputada apresentou a Indicação 16.659 solicitando a revitalização da Central de Abastecimento do Malhado. No documento Ângela Sousa explicou que a unidade é a maior feira livre de Ilhéus e nesse espaço são comercializados os gêneros alimentícios da agricultura familiar, gerando renda para centenas de famílias de pequenos produtores. No entanto, desde a sua inauguração, há mais de 30 anos, não foi feita nenhuma obra maior de ampliação e manutenção. A proposta, conforme consta na Indicação, é de que feira, uma vez revitalizada, seja não apenas um ponto de comércio, mas também um espaço que sirva como atrativo turístico, onde haja boa apresentação dos produtos típicos regionais e seja proporcionada a difusão de aspectos da cultura local.
Além das indicações, a deputada estadual Ângela Sousa também vem apresentando todos os anos emendas à Lei Orçamentária Anual alocando recursos para a recuperação das centrais de abastecimento de Ilhéus. No final do ano passado, por exemplo, ela apresentou a Emenda 23.235 propondo a destinação de recursos na ordem de R$ 1.600.000,00, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, destinados para a recuperação da Central de Abastecimento do Malhado. Ângela Sousa também apresentou emendas para a revitalização e reforma da Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá. “Felizmente essas obras vão sair do papel, o que nos deixa muito satisfeita por saber que contribuímos para garantir não somente um espaço mais adequado para o comércio de alimentos, mas também por oferecer um espaço mais digno e melhores condições de trabalho para os comerciantes”, destacou a deputada estadual.
Canal – Ângela Sousa informou ainda que além da apresentação de documentos, vem constantemente se reunindo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, e com o governador Jaques Wagner mostrando a necessidade de recuperação e revitalização das centrais de abastecimentos de Ilhéus. Além disso, ela também solicitou, através de indicações na Assembleia Legislativa, ofícios e audiências com o governador, a realização dos serviços de cobertura dos canais dos bairros do Malhado e Hernani Sá, como forma de garantir uma melhor utilização do espaço, deixar a cidade muito mais bonita, com novos espaços de lazer, e propiciar uma melhor qualidade de vida para os moradores, comerciantes e consumidores.
Deixe seu comentário