Esse ano faz 100 anos do nascimento do jornalista e ex-vereador (1913-67) ilheense Demosthenes Berbert de Castro. A data foi comemorada na Assembleia Legislativa da Bahia, através de uma moção de aplausos apresentada pelo deputado Pedro Tavares (PMDB). Na oportunidade ele ressaltou que “Demosthenes contribuiu para o desenvolvimento de sua cidade, o que, por mérito, o tornou digno do reconhecimento no município de Ilhéus”.
O deputado declarou ainda que Demostinho, como era conhecido popularmente, foi um homem de grande feitos. Em 1933, seguiu em caravana para a cidade de São Paulo, com o objetivo de comemorar a Revolução Constitucionalista de 1932 e foi ele quem saudou o governador Pedro Tolêdo. O grupo era composto por diversos estudantes, como: Emílio Diniz, Nelson Carneiro, Antônio Viana Dias da Silva e Rômulo Almeida.
Em 1942, na Segunda Guerra, foi um dos oradores do movimento antinazista, em Ilhéus, conclamando o povo à luta, juntamente com Heitor Dias e Mário Alves. Ele foi uma das principais lideranças da luta pela construção do Porto do Malhado, além de ter batalhado sua vida toda por Ilhéus. O que, de acordo com o deputado, demonstra o grande amor do jornalista em defender os interesses do município.
Deixe seu comentário