Prefeitura de Itabuna abre concorrência internacional para contratar empresas para obras de viaduto e nova ponte sobre o Rio Cachoeira


A Prefeitura de Itabuna abriu concorrência internacional para a contratação de empresas para obras de construção de um viaduto na rotatória do São Caetano e uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, à Rua João Teles, no Bairro da Conceição. Na empreitada, serão investidos recursos da tomada de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).

Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município neste mês e as aberturas das propostas estão programadas para às 9 horas dos próximos dias 20 e 28 de maio na Sala da Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia no Condomínio Jequitibá Trade Center, 1º andar, s/n, Bairro Jardim Vitória.

Os investimentos em obras estruturantes na construção de obra de arte especial (viaduto) na interseção da Avenida Princesa Isabel e intervenções na infraestrutura viária do entorno e na nova ponte serão custeados pelo empréstimo do FONPLATA, em diversas moedas, no montante de US$ 37.500.000 para o financiamento do Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna – Bahia – Itabuna 2030.

SUPERESTRUTURAS

Segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, os dois projetos foram executados pela empresa RK Engenharia e Consultoria Ltda., que foi contratada pela Prefeitura de Itabuna para a elaboração de estudos, projetos básicos, projetos executivos e assistência técnica para captação de recursos. O viaduto atravessa a rotatória e as vias do entorno da Avenida Princesa Isabel. Terá superestrutura constituída por um vão de 35 metros de comprimento e 10,2 metros de largura.

Já a nova ponte, entre a Rua João Teles, no Conceição e a Avenida Amélia Amado, terá a superestrutura constituída por quatro vãos centrais com 31.25 metros de comprimento e 23.63 m de largura e por dois vãos, inicial e final em “leque”, com largura e vão variáveis. A infraestrutura dos pilares centrais consiste em sapatas apoiadas no leito rochoso.

FROTA

Ele lembrou que o município apresenta problemas de infraestrutura urbana, pela baixa cobertura de pavimentação, redes pluviais e de saneamento básico e descontinuidade das principais vias estruturantes, ocasionados pelo crescimento urbano e pela ocupação em áreas de preservação permanente (APP) às margens do Cachoeira, com impactos na mobilidade da população e o meio ambiente vem se agravando ao longo do tempo pela baixa capacidade do município em investir na infraestrutura com recursos próprios.

As principais vias do sistema viário urbano de Itabuna são descontínuas em seu trajeto, ora pela segregação provocada pelo rio Cachoeira, ora pelo crescimento desordenado e pela ausência de planejamento estratégico, e em alguns casos, ainda, contam com larguras reduzidas, prejudicando o fluxo de veículos e pedestres.

Atualmente, há cinco travessias, sendo 3 pontes para automóveis e pedestres e duas passarelas, concentradas em apenas dois quilômetros da extensão da cidade e somado a isso, a quantidade de veículos em Itabuna aumentou mais de 70% nos últimos 11 anos. Em 2010, eram 49.610 veículos rodando pela cidade, enquanto em 2021 já haviam 84.495 (SENATRAN – 2021).

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática



O Ministério Público estadual realizou uma ação de fiscalização conjunta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional, que foram convidados a renovar matrícula pela universidade por determinação judicial. A determinação decorre de ação civil pública em trâmite, que busca obrigar a universidade a oferecer as disciplinas práticas do curso, possibilitando a formatura dos alunos. A fiscalização constatou que a universidade não está oferecendo a parte prática.

Na ação conjunta de hoje, após diálogo estabelecido para saber como será oferecido o curso prático, a Unirb afirmou que receberá as solicitações de matrícula dos alunos e irá analisá-las para que, no prazo de 30 dias, ocorra uma nova reunião no MP. Também participaram da fiscalização a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). Juntos os órgãos verificaram o funcionamento geral da universidade.

Segundo a promotora de Justiça Leila Seijo, atendendo a pedido apresentado em ação civil pública movida pelo MP, a Justiça havia determinado à universidade que matriculasse os alunos. “Porém, havia o receio de que os alunos fossem cobrados pela efetivação desta matrícula sem que a instituição tivesse disponibilizado as aulas práticas do curso”, explicou ela. Na ação ajuizada em 2021, o Ministério Público registrou que muitos alunos ficaram endividados por causa do financiamento estudantil feito para viabilizar o curso, alguns perderam o direito à bolsa do Prouni por não terem concluído o curso, que não lhes permite a formatura por não oferecer a parte prática.

Solenidade comemora os 50 anos do Campus da Uesc


A comunidade acadêmica, autoridades e convidados celebraram, nesta quinta-feira (25), com emoção, os 50 anos de fundação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As comemorações tiveram início com o hasteamento das bandeiras acompanhado pela Banda de Música do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), seguido do descerramento de placas comemorativas.

No auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, foram exibidos documentários sobre a história da Uesc, produzidos pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela TV Uesc – projeto do curso de Comunicação Social. Em seguida, foi realizada a entrega dos títulos de Professor Emérito ao diretor-geral da Fespi, Aurélio Farias de Macêdo (1985-1988), e à reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (2012-2019) e de Doutor Honoris Causa.

A sessão solene do Conselho Universitário também outorgou os títulos de Doutor Honoris Causa ao músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e ao artista Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó) – in memoriam, criador da Banda Lordão. A cerimônia contou com a participação do irmão de Kocó, José Jorge Leite, da viúva Sônia Leite e as cantoras da Banda Lordão, Cris Mel e Tina Dias.

O reitor e presidente do Consu, Alessandro Fernandes, agradeceu aos conselheiros pela realização da Reunião solene para entrega dos títulos de Professor Emérito Doutor Honoris Causa. Ele frisou que foram descerradas uma placa alusiva ao 50 anos do Campus e outra em homenagem aos fundadores com o agradecimentos a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac, responsável pela construção desse campus e ao saudoso agricultor Manoel Nabuco e sua família que doaram 14 hectares, desta área, ajudando, junto com todos os pioneiros, a criar o sonho de uma Universidade.

Agradeceu também, a cada docente, a cada técnico, a cada discente que estudou na Uesc, a cada pedreiro, a cada ajudante de obra que ajudou a construir este Campos. “Somos uma instituição plural e diversa porque temos a grandeza de reconhecer que se constrói uma universidade grande se reconhecemos a grandeza da contribuição de todos.”

Ressaltou que “hoje, na região Sul da Bahia, temos a Universidade Federal do Sul da Bahia, os Institutos Federais da Bahia e o IF-Baiano, além de uma variedade faculdades privadas, todas tendo em comum o fato de possuírem em seus quadros docente e de técnicos, profissionais formados pela nossa Uesc. São mais de 40 mil pessoas graduadas pela Uesc, mais de 2.900 médicos diplomados pelo nosso Curso de Medicina e mais de 350 doutores por nós titulados. Portanto, a Universidade Estadual de Santa Cruz, a maior invenção da sociedade grapiúna, está comemorando 50 anos de transformação da vida das pessoas, de transformação da nossa região permitindo que pessoas possam olhar para o horizonte com orgulho do passado, com orgulho do presente, com muito mais orgulho do futuro porque somos Universidade Estadual de Santa Cruz um patrimônio da sociedade baiana e o orgulho de todos nós.”

O Campus da Uesc foi inaugurado em 1974, sendo que que parte do terreno foi doada pelo agricultor Joaquim Nabuco, e o restante foi adquirido pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), com aporte financeiro também do extinto Instituto de Cacau da Bahia (ICB). As comemorações alusivas ao transcurso dos 50 anos do Campus da Uesc prosseguem até o final do ano.

Defesa Civil prevê chuvas de 93 mm até dia 29 de abril


Rua da zona norte de Ilhéus na manhã desta sexta-feira. 

A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população que a previsão é de que chova até 93 milímetros até o dia 29 de abril, conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Ainda segundo a previsão, o dia mais chuvoso será esta sexta-feira (26), com até 28 mm. As chuvas podem trazer riscos para regiões sujeitas a deslizamento e/ou alagamento. Sendo assim, é importante que a população fique atenta e mantenha-se alerta para quaisquer sinais, tanto nas residências, como nos arredores.

Desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis são evidências que precisam ser comunicadas imediatamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

As autoridades responsáveis continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência, a população pode acionar (enviar mensagem) à Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Ilhéus: Polícia Militar resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola



Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois carregadores na avenida Itabuna, em Ilhéus, na manhã de quarta-feira (24).

Os pms realizavam policiamento na localidade conhecida como Rua do Mosquito, quando avistaram quatro vítimas, uma delas um bebê, que estavam sob a mira de homens armados. Com a chegada dos militares, os criminosos fugiram para uma área de mata. Quando os policiais resgataram as vítimas foram informados por elas que desde a noite anterior estavam sob a ameaça dos indivíduos.

Durante buscas no local, a guarnição foi surpreendida com disparos de arma de fogo e houve o revide. Após cessar os tiros, os pms encontraram dois suspeitos armados feridos ao solo, que foram socorridos para uma unidade de saúde na região, onde não resistiram.

Com os criminosos os policiais apreenderam uma submetralhadora 9mm e uma pistola do mesmo calibre, além de munições e carregadores. Os demais envolvidos fugiram. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial da região, onde todo o material apreendido foi apresentado.

Final Feliz: Homem em situação de rua reencontra familiares


Reencontro de Adisio com a irmã.

Na última terça-feira (23), compartilhamos a história emocionante de Edisio, um homem em situação de rua em Ilhéus, em busca de seus familiares. E hoje, temos uma notícia maravilhosa para contar! Graças à intermediação do Blog Agravo, Edisio reencontrou sua irmã, que veio de Porto Seguro.

Antes desse reencontro, outros familiares entraram em contato com o Blog Agravo e estiveram no local onde Edisio estava, mas ele recusou a ajuda da irmã mais nova. Segundo ela, Edisio tem o hábito de fugir de casa devido a problemas de relacionamento com outro irmão.

No entanto, a irmã Ninalva, que estava determinada a encontrar Edisio, veio de Porto Seguro para buscá-lo. Em um encontro emocionante, Edisio finalmente aceitou a ajuda da irmã e agora vai morar com ela. Ninalva prometeu cuidar dele e garantir que receba o acompanhamento médico necessário em Porto Seguro.

O Blog Agravo agradece a cada leitor e aos Blogs parceiros, como Giro Ipiaú e Blog do Seninha, que divulgaram e tiveram um papel importante para que essa história tivesse um final feliz.

Homem em situação de rua em busca de familiares

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro


Foto da Reuters, Arnd Wiegmann.

O Google anunciou nesta quarta-feira (23) que não vai permitir anúncios políticos nas eleições municipais de outubro.

A medida foi tomada pela plataforma em função da resolução aprovada em fevereiro deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir o uso de inteligência artificial (IA) e determinar a adoção de medidas de combate à circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados.

Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão em vigor.

A empresa também declarou que apoia a integridade das eleições. “Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, informou a empresa.

Pelas regras do TSE, as redes sociais deverão tomar medidas para impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

A resolução também regulamenta o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro.

A norma proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas. A restrição do uso de chatbots (software que simula uma conversa com pessoas de forma pré-programada) e avatares (corpos virtuais) para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais também foi aprovada.

Informações da Agência Brasil.

GCM valorizada é sinônimo de uma Ilhéus mais segura”, diz Bento



Em aula inaugural do Curso I de nivelamento com Tecnologias Não Letais, o secretário de Gestão, Bento Lima lembrou de como a Guarda Civil Municipal de Ilhéus tem sido valorizada e que esse não é apenas um compromisso com os agentes, mas sim, com a segurança de toda a população de Ilhéus.

“Foram 20 dispositivos não letais adquiridos para a GCM de Ilhéus, além disso, nossa guarda recebeu quadriciclos, motocicletas, bicicleta, viaturas, tudo para oferecer mais segurança para a população”, lembra o secretário e completa: “isso sem falar na valorização do servidor, guarda civil municipal, que teve reajustes de salários, auxílio fardamento, aumento de ticket alimentação, aprovação do Plano de Cargos e Carreiras e muitos outras ações que comprovam o entendimento da gestão de que quando o servidor se sente justamente valorizado, somos nós, cidadãos ilheenses quem ganhamos de verdade”.

O curso I de Nivelamento com Tecnologias não Letais aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório da Prefeitura de Ilhéus, sob o comando dos instrutores Wandercio Paiva e Dorian Almeida. Além disso, dois GCMs de Ilhéus foram ao Rio de Janeiro, e receberam capacitação para, posteriormente, capacitar os demais colegas.

Líder de organização criminosa, ‘Palhaço’ é morto durante troca de tiros com a polícia em Ilhéus


Foto ASCOM PC.

Um indivíduo foi abatido em um confronto armado com a Polícia Civil na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Willer Oliveira Sousa, conhecido como Palhaço, foi identificado como o líder de uma facção criminosa, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).O incidente ocorreu na quarta-feira (24).

O criminoso foi localizado em uma residência na Rua Sol e Mar, em Ilhéus, e abriu fogo contra as equipes que tentavam capturá-lo. Após um confronto, ele foi ferido e levado para um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. As investigações estão em andamento para identificar e localizar outros envolvidos com o crime organizado.

Em comunicado oficial, a SSP informou que Palhaço possuía mandados de prisão em aberto por tráfico e roubo, além de ser apontado como o mentor de ataques contra rivais no bairro da Liberdade, em Salvador. Ele foi morto durante uma operação resultante da 3ª fase da Operação Parietum, realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus


O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da comarca e aos conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente que adotem uma série de medidas conjuntas para proteção e acolhimento das famílias em situação de risco atingidas pelas fortes chuvas que assolam a cidade. No documento, a promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes solicitou que as ações sejam urgentes e voltadas especialmente às famílias com crianças e adolescentes.

O MP também recomendou que seja assegurado acolhimento imediato em condições dignas e de segurança, além de mantidos alojamentos provisórios quando necessário. Que os órgãos realizem a identificação de perdas e danos ocorridos e cadastramento da população atingida, especialmente crianças e adolescentes, para a adoção das medidas de proteção necessárias. Além disso, que sejam articuladas a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas, incluindo abrigamento, vestimenta, cobertores, água e alimentação.

Foi recomendado ainda que seja promovida a inserção das famílias afetadas na rede socioassistencial e facilitado o acesso a benefícios eventuais. A promotora de Justiça solicitou que o MP seja informado sobre as ações implementadas e as planejadas para enfrentamento da situação emergencial, bem como sobre os resultados alcançados.