
A Bamin (Bahia Mineração) rescindiu o contrato com a Prumo Engenharia, empresa responsável pela construção do Trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), localizado em Uruçuca, no sul da Bahia. Com a paralisação das obras, cerca de 300 trabalhadores que ainda atuavam no canteiro começaram a ser demitidos. O empreendimento já havia empregado até mil pessoas no auge das atividades.
O Trecho 1F, com extensão de 127 quilômetros, liga os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Ele faz parte do projeto maior da FIOL 1, que, quando concluído, terá 537 quilômetros, conectando Caetité ao Porto Sul, em Ilhéus. A ferrovia é um dos eixos do complexo logístico da Bamin, que inclui ainda a Mina Pedra de Ferro e o próprio Porto Sul — este último também paralisado por falta de investimentos.
Segundo a empresa, a interrupção das obras se deve à ausência de investidores. A situação é agravada pela crise financeira da Eurasian Resources Group (ERG), controladora da Bamin, que busca vender a empresa. Há negociações em andamento com a Vale, o BNDES e outros possíveis investidores, mas sem definição até o momento.
As demissões impactam diretamente a economia dos municípios próximos ao canteiro de obras, especialmente Uruçuca, onde a construção era uma das principais fontes de renda. Além disso, a paralisação do Porto Sul, terminal estratégico para a ferrovia, gera incertezas sobre o futuro do projeto, originalmente previsto para entrar em operação em 2027.
O governo federal tem pressionado a Vale a assumir parte do empreendimento, utilizando como moeda de negociação a renovação de concessões ferroviárias da mineradora. Enquanto isso, a ERG tenta vender a Bamin há cinco anos, buscando recuperar pelo menos US$ 1,2 bilhão investidos. A proposta em discussão prevê que a Vale assuma o controle majoritário, enquanto o BNDES e investidores privados ficariam com partes menores.
Apesar das promessas de retomada, a falta de recursos e os atrasos deixam o projeto em risco. Audiências públicas na Bahia discutem os impactos da paralisação, mas ainda não há soluções concretas para a retomada das obras.