Ato em frente ao NTE05 confirma posição da categoria junto ao governo


A diretoria da APPI/APLB participou de uma manifestação, hoje (29), em frente ao Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 05), em Itabuna. O ato faz parte do planejamento para as 48h de paralisação em resposta à negativa da categoria à proposta do governo estadual de 5,69% de reajuste fracionado em 3 parcelas. Além disso, os professores e professoras querem a reestruturação do plano de carreira, o pagamento da 3ª parcela do precatório do FUNDEF e a equiparação do piso para os inativos. Em breve, a APLB fará uma nova rodada de negociação com o governo.

Homem acusado de abusar sexualmente de 13 sobrinhas é preso pela Dercca


Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, acusado de abusar sexualmente de suas 13 sobrinhas, no período de onze anos. O homem foi preso nesta segunda-feira (29), em uma residência no bairro da Capelinha, Salvador.

O crime foi denunciado no primeiro semestre de 2023, após as vítimas perceberem um padrão de abusos feitos pelo acusado, durante suas infâncias e adolescências. O homem se aproveitava das garotas quando as mesmas estavam em sua antiga residência, no bairro de Plataforma.

O primeiro abuso aconteceu em 2018, quando uma das vítimas tinha oito anos. Já os últimos ocorreram no ano passado e as vítimas tinham oito e nove anos.

As crianças e adolescentes abusadas foram encaminhadas para acolhimento psicossocial. Já o suspeito passará por exames de corpo de delito e ficará custodiado à disposição da Justiça. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Bento Lima envia recado ao PT sobre possível aliança


Bento em entrevista ao radialista Vila Nova, programa O Tabuleiro, Ilhéus FM.

O pré-candidato a prefeito pelo PSD, Bento Lima, foi o entrevistado nesta segunda-feira (29) do programa O Tabuleiro, do radialista Vila Nova, e mandou um recado para o PT após ser questionado sobre uma futura aliança.

Segundo Bento, isso dependerá do comportamento da campanha petista. Ele enfatizou que a política é uma construção histórica e que está no início desse processo. Bento afirmou que a forma como a candidatura do PT se comunica e como seus apoiadores constroem o projeto determinará se haverá uma aliança no futuro.

Quando questionado sobre a possibilidade de abrir espaço para outra pré-candidatura da base, caso a sua não avance, Bento respondeu de forma determinada: “Quando se inicia um projeto com a grandeza do que representamos, não se pode pensar em derrota ou retrocesso. Devemos lutar incansavelmente até que os cordeiros se transformem em leões. Temos motivos sólidos para propor uma candidatura para Ilhéus, com base em nossa história de gestão e resultados. A candidatura do grupo é a de Bento Lima, é a que vamos defender com garra e vencer as eleições. Esse é o nosso pensamento”. S

obre a derrota de Jerônimo em Ilhéus nas eleições de 2022, Bento lembrou que o PT perdeu nas principais cidades e levantou a questão se a culpa era de Mário ou do PT.

Confira a entrevista na íntegra:

Vereador Kaique deixa a base de Marão e declara apoio a Adélia


Deputado federal Jorge Solla, Adélia Pinheiro, e vereador Kaique Souza.

O Vereador Kaique Souza (Agir) surpreendeu ao declarar seu apoio à pré-candidata a prefeita Adélia Pinheiro (PT), deixando a base do atual prefeito Mário Alexandre. A mudança de apoio foi articulada pelo deputado federal Jorge Solla (PT)

Segundo apuração do Blog Agravo, é esperado durante a semana pela publicação das exonerações de cargos comissionados indicados pelo vereador no diário oficial da prefeitura de Ilhéus.

Além de seu engajamento político, o Vereador Kaique está envolvido em um projeto importante em parceria com sua mãe, a jornalista Laudicéia Carvalho, que realiza cirurgias bariátricas para salvar vidas. A maioria dos recursos para o projeto provém de emendas parlamentares indicadas pelo deputado petista.

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente das autoridades municipais



As chuvas torrenciais que têm assolado Ilhéus nos últimos dias têm superado todas as expectativas, causando sérios transtornos e demandando uma resposta urgente por parte das autoridades municipais. Desde o dia 15 até o dia 27 de abril, a precipitação acumulada ultrapassou os 550 milímetros, com registros de concentrações superiores a 120 milímetros em apenas um dia, como ocorreu na última sexta-feira (26), quando foram registrados 122,94 mm de chuva na cidade.

A intensidade das chuvas tem gerado um aumento exponencial das demandas da população, especialmente dos moradores de áreas vulneráveis. No entanto, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) têm trabalhado incansavelmente para atender a todos os chamados de emergência. Os cidadãos podem contatar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73 97400 7521) ou ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Segundo relatório emitido pela Defesa Civil de Ilhéus no sábado (27), as chuvas têm saturado o solo, resultando em uma significativa quantidade de ocorrências, incluindo movimentação de massa, deslizamentos de terra e queda de árvores. Em resposta a essa situação crítica, a Defesa Civil de Ilhéus está operando em regime de plantão, com equipes intercaladas trabalhando 24 horas por dia. O apoio de brigadistas, da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Serviço Social tem sido fundamental para abrigar populações afetadas e fornecer assistência emergencial. Bem como da Embasa e da Coelba.

Até o momento, mais de 80 ocorrências foram atendidas, e medidas preventivas, como limpeza de canais, mapeamento de áreas de risco e aplicação de lonas em áreas vulneráveis, estão sendo implementadas. Além disso, equipes estão dedicadas à limpeza de vias públicas e bueiros em diversos pontos da cidade.

Na comunidade de Sambaituba, equipes da SPS estão oferecendo suporte integral aos moradores, incluindo ação preventiva para realocação das famílias antes do transbordamento do Rio Almada. A gravidade da situação levou à formação de equipes extras para atuar na região. Neste sábado (27), uma das equipes foi direcionada à Lagoa Encantada, levando água mineral para os moradores locais.

No momento, há uma família desabrigada e cinco desalojadas em Ilhéus. A atualização desses números ocorrerá à medida que as equipes retornarem das ruas, onde continuam a atender às ocorrências. A previsão meteorológica para os próximos dias, até 02 de maio, indica uma chuva de 58 milímetros, sendo hoje, domingo (28), o dia de maior concentração, com 19 milímetros previstos.

Para mais informações e para solicitar assistência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil de Ilhéus pelos canais disponibilizados. A colaboração e a compreensão de todos são essenciais neste momento desafiador para a nossa cidade.

Vídeo mostra situação caótica em Sambaituba:

A Baiana Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional


Bia Ferreira é campeão mundial dos leves pela IBF — Foto: Mark Robinson/Matchroom Boxing via Getty Images.

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na tarde deste sábado, a brasileira derrotou a argentina Yanina Del Carmen Lescano, em Liverpool, na disputa pelo cinturão da Federação Internacional de Boxe (IBF). A luta foi paralisada no sexto round porque a adversária da brasileira estava sangrando demais e o combate foi encerrado.

Com a vitória, Bia Ferreira deu o primeiro passo para alcançar o ambicioso objetivo a que se propôs para 2024. Ela quer ser a primeira da história a ser campeã mundial no boxe profissional e ganhar uma medalha olímpica no mesmo ano. Em julho, ela vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 como favorita ao ouro na categoria até 60 kg.

“Estou muito feliz. Alcancei o objetivo, mas a luta não saiu como a gente planejou. Agora a meta é ser campeã olímpica. E eu prometo que a próxima luta vai ser melhor do que essa”, afirmou Bia Ferreira, que não gostou muito de sua atuação, principalmente nos três primeiros dos seis rounds do combate.

“Eu não estava nada distraída [por causa da Olimpíada]. Eu estava muito focada no cinturão. I love Liverpool”, se arriscou no inglês a brasileira. “Brasil, representei. Estou levando para casa mais um título mundial. Obrigado pela força e pela energia. Missão dada é missão cumprida. Com certeza é o primeiro de muitos!”, prometeu.

A luta
O primeiro round foi de estudos na maior parte do tempo, mas Lescano acabou levando a melhor na troca de golpes. No intervalo, o técnico Mateus Alves chamou a atenção da brasileira. “Joga mais embaixo [da linha de cintura] e fique mais atento na defesa”, alertou.

Bia Ferreira voltou melhor no segundo round, acertou uma boa sequência na adversária e uma forte esquerda no queixo. Mas, no terceiro assalto, a brasileira trocou alguns golpes com a guarda baixa e foi atingida algumas vezes. “Você está muito desatenta na defesa e se atirando demais nos golpes. Você tem que se impor”, reclamou Mateus Alves.

Depois de mais uma bronca do treinador, Bia Ferreira embalou na luta. Com duros golpes na linha de cintura, a brasileira percebeu que a argentina estava sentindo e partiu para cima. No quinto round, o domínio foi completo e ela fez o supercílio de Yanina Del Carmen Lescano sangrar.

No sexto round, Beatriz Ferreira voltou a castigar a oponente, que começou a sangrar muito. Por conta disso, a luta foi paralisada e, após analisar o estado de Lescano, o árbitro decidiu encerrar a luta e dar o primeiro cinturão da carreira para a brasileira.

https://twitter.com/MatchroomBoxing/status/1784302281271202035?t=pitfZgxz4s6ylDlWantM5A&s=19

Moda e Solidariedade: pré -candidato Jebson Moraes desfila por causa nobre no “Outono do Bem”


Na última sexta-feira (26), o vereador Jerbson Moraes, também pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, esteve presente no evento “Outono do Bem”, uma iniciativa solidária em prol do Abrigo São Vicente. A convite da Aramis, renomada marca de moda masculina, Moraes participou do desfile, apresentando as mais recentes novidades da marca e incentivando a participação na ação beneficente.

O “Outono do Bem” não apenas destacou as tendências da estação, mas também promoveu uma nobre causa: auxiliar o Abrigo São Vicente, que desempenha um papel crucial na comunidade, oferecendo assistência e abrigo para aqueles que mais necessitam.

A presença do vereador Jerbson Moraes acrescentou um toque de engajamento político ao evento, demonstrando seu apoio tanto à iniciativa solidária quanto à marca que se associa a causas sociais.

Comentando sobre o evento, Moraes destacou a importância de unir forças em prol de causas nobres como essa. “É uma grande satisfação participar de eventos como o ‘Outono do Bem’, onde moda e solidariedade se encontram. Apoiar o Abrigo São Vicente é fundamental para garantir que nossa comunidade seja um lugar melhor para todos”, afirmou o vereador.

Além de proporcionar um momento de descontração e elegância, o evento reforçou a relevância do engajamento da sociedade civil e das figuras públicas em ações de caridade e assistência social.

Portanto, fica evidente que contribuir com o Abrigo São Vicente e participar de eventos solidários como o “Outono do Bem” não apenas enriquece a vida daqueles que são beneficiados, mas também fortalece os laços comunitários e promove uma cultura de solidariedade e empatia.


Informação de David Reis/ Novais Notícias

“O que anuncio é um tempo que começa hoje com o compromisso de fazermos juntos”, diz Adélia em grande festa de lançamento da pré-campanha


“O meu compromisso se faz com as pessoas. Trago comigo a capacidade de escutar e transformar a escuta em políticas públicas que representem o zelo de gente que cuida de gente. O que eu anuncio é um tempo que começa hoje demonstrando o nosso compromisso de tudo fazer juntos, nada sobre nós sem nós”. A declaração foi feita hoje pela professora e médica Adélia Pinheiro, durante o lançamento oficial de sua pré-candidatura a prefeita de Ilhéus. O evento reuniu em Ilhéus, o senador Jaques Wagner, deputados federais e estaduais e um significativo grupo de secretários do governo Jerônimo Rodrigues, que vieram declarar apoio a Adélia.

“A chave virou”, disse Wagner, numa alusão ao slogan da pré-campanha “A chave vai virar para a vida melhorar”. De acordo com o senador, Adélia tem qualidades de sobra para ser prefeita de Ilhéus. “Tem competência, sabe do que fala, tem consistência na cabeça e tem paixão por Ilhéus”, enumerou. Wagner disse que é a favor de um projeto diferenciado e que Adélia tem qualidades para a construção deste novo momento. Este é o mesmo sentimento da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, que destacou o fato de Adélia estar “pronta, preparada e querendo”.

Outro importante nome da gestão estadual, a secretária de Saúde Roberta Santana, lembrou a competência de Adélia, quando secretária da pasta, durante a pandemia. “Ela segurou a mão da gente e caminhou junta, com serenidade, inteligência e, sobretudo, o tempo todo preocupada com o próximo”. E projetou: vocês podem ter aqui a melhor prefeita do estado da Bahia. O reconhecimento também veio da secretária de Políticas para Mulheres na Bahia, Elisângela Araújo, que garantiu que vai caminhar ainda mais com Adélia durante a pré-campanha. “Ela é uma mulher de capacidade, inspiradora e de uma belíssima trajetória na academia e na gestão pública”, afirmou.

Bruno Monteiro, secretario estadual da Cultura, destacou a necessidade da “virada de chave” no momento político de Ilhéus. “Ninguém quer andar pra trás, ninguém quer continuar como está. A gente quer andar pra frente”, sentenciou. Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó lembrou que antes de deixar o comandado da secretaria da Educação, Adélia organizou dois momentos históricos para os Povos Originários: a reestruturação da carreira do professor indígena e o anúncio de 72 milhões de reais em investimentos na recuperação e construção de escolas indígenas no estado. “O povo indígena vai subir e descer morro com ela para construir o projeto que é inclusivo e pode se enxergar nele”, disse.

Ao lado de Wagner, ex-colegas de governo, os deputados federais Josias Gomes e Jorge Solla; a deputada estadual Fátima Nunes, lideranças estudantis, movimentos organizados da sociedade e da população em geral, Adélia Pinheiro lembrou que não faz parte da velha política e que durante a caminhada da pré-campanha vai apontar para adiante, com soluções que mudarão a vida das pessoas. Mas ouvindo as pessoas. Adélia anunciou a realização de plenárias nos distritos e nos bairros, revelando como o primeiro momento de escutar as demandas e definir prioridades para a construção do seu plano de governo.

Diálogo e União: A Chave para o Desenvolvimento Sustentável em Ilhéus


Em Ilhéus, a política se constrói com diálogo e fortalecimento da união. O prefeito Mário Alexandre, junto com o pré-candidato Bento Lima, vem mantendo conversas fundamentais com os partidos da base do governador Jerônimo, demonstrando um exemplo claro de como respeitar diferentes posições e abrir oportunidades pode levar ao desenvolvimento sustentável.

A estratégia de Mário Alexandre e Bento Lima se concentra na construção de um projeto político sólido que visa o crescimento econômico e social de Ilhéus. As discussões em andamento destacam a importância da colaboração entre os líderes políticos e a base governista para alinhar as visões e maximizar os resultados positivos para a população local.

“É essencial que todos os envolvidos no espectro político trabalhem juntos para o bem comum,” afirma o prefeito Mário Alexandre. “Nossos encontros com a base do governador Jerônimo são passos importantes para assegurar que as necessidades de nossa comunidade sejam atendidas através de políticas públicas eficazes.”

Essa abordagem colaborativa não só fortalece as relações políticas dentro da cidade mas também garante que as políticas implementadas sejam mais inclusivas e abrangentes, beneficiando uma gama maior de cidadãos.

Com um foco contínuo em diálogo aberto e respeito mútuo, Ilhéus está no caminho certo para realizar avanços significativos em áreas chave como educação, saúde e infraestrutura, promovendo um ambiente onde todos têm a oportunidade de prosperar.

Prefeitura de Itabuna abre concorrência internacional para contratar empresas para obras de viaduto e nova ponte sobre o Rio Cachoeira


A Prefeitura de Itabuna abriu concorrência internacional para a contratação de empresas para obras de construção de um viaduto na rotatória do São Caetano e uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, à Rua João Teles, no Bairro da Conceição. Na empreitada, serão investidos recursos da tomada de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).

Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município neste mês e as aberturas das propostas estão programadas para às 9 horas dos próximos dias 20 e 28 de maio na Sala da Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia no Condomínio Jequitibá Trade Center, 1º andar, s/n, Bairro Jardim Vitória.

Os investimentos em obras estruturantes na construção de obra de arte especial (viaduto) na interseção da Avenida Princesa Isabel e intervenções na infraestrutura viária do entorno e na nova ponte serão custeados pelo empréstimo do FONPLATA, em diversas moedas, no montante de US$ 37.500.000 para o financiamento do Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna – Bahia – Itabuna 2030.

SUPERESTRUTURAS

Segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, os dois projetos foram executados pela empresa RK Engenharia e Consultoria Ltda., que foi contratada pela Prefeitura de Itabuna para a elaboração de estudos, projetos básicos, projetos executivos e assistência técnica para captação de recursos. O viaduto atravessa a rotatória e as vias do entorno da Avenida Princesa Isabel. Terá superestrutura constituída por um vão de 35 metros de comprimento e 10,2 metros de largura.

Já a nova ponte, entre a Rua João Teles, no Conceição e a Avenida Amélia Amado, terá a superestrutura constituída por quatro vãos centrais com 31.25 metros de comprimento e 23.63 m de largura e por dois vãos, inicial e final em “leque”, com largura e vão variáveis. A infraestrutura dos pilares centrais consiste em sapatas apoiadas no leito rochoso.

FROTA

Ele lembrou que o município apresenta problemas de infraestrutura urbana, pela baixa cobertura de pavimentação, redes pluviais e de saneamento básico e descontinuidade das principais vias estruturantes, ocasionados pelo crescimento urbano e pela ocupação em áreas de preservação permanente (APP) às margens do Cachoeira, com impactos na mobilidade da população e o meio ambiente vem se agravando ao longo do tempo pela baixa capacidade do município em investir na infraestrutura com recursos próprios.

As principais vias do sistema viário urbano de Itabuna são descontínuas em seu trajeto, ora pela segregação provocada pelo rio Cachoeira, ora pelo crescimento desordenado e pela ausência de planejamento estratégico, e em alguns casos, ainda, contam com larguras reduzidas, prejudicando o fluxo de veículos e pedestres.

Atualmente, há cinco travessias, sendo 3 pontes para automóveis e pedestres e duas passarelas, concentradas em apenas dois quilômetros da extensão da cidade e somado a isso, a quantidade de veículos em Itabuna aumentou mais de 70% nos últimos 11 anos. Em 2010, eram 49.610 veículos rodando pela cidade, enquanto em 2021 já haviam 84.495 (SENATRAN – 2021).